Método de Melhoria de Resultados

Método de Melhoria de Resultados


 

Documentos Disponíveis
Materiais MMR Escola
Apresentação plano Diretoria MMR
Guia Passo a Passo
Plano Melhoria MMR
Priorização das Causas
Resumo do MMR

 

Promover a melhoria contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação do Método de Melhoria de Resultados(MMR) é o objetivo do Programa Gestão em Foco, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Nesta quinta-feira, 23/03,Luiz Candido Rodrigues Maria, coordenador da EFAP, e Fabrícia Gomes Nieri, subsecretária da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, participaram de videoconferência voltada aos diretores de escola e professores coordenadores representantes dos Grêmios Estudantis.

Na conversa, foram apresentados, entre outros aspectos, os pressupostos do Programa Gestão em Foco: Melhoria da qualidade da educação; igualdade e equidade para todos; e o empoderamento das escolas e das diretorias de ensino. O coordenador da EFAP e a subsecretária também explicaram detalhes sobre a implementação da ferramenta de gestão MMR.

Para facilitar o planejamento, ela será realizada em etapas. Cada DE estabelecerá critérios para distribuir as escolas em três grupos. Cada escola passará por diferentes fases, no período de três semanas: formação do diretor; apresentação do MMR e cronograma à equipe gestora da escola; identificação do problema e definição das prioridades de atuação da escola, usando o simulador de metas (Plataforma Foco Aprendizagem); apresentação do MMR, metas e cronograma à comunidade escolar; convocação dos participantes e realização da etapa “identificando as causas do problema”; e elaboração e revisão do plano de melhoria.

A ferramenta MMR será implementada nas 13 diretorias de ensino da capital.

Integrantes dos Grêmios Estudantis puderam acompanhar a videoconferência e interagir, ao vivo, fazendo perguntas por e-mail aos videoconferencistas que abordaram, entre outros aspectos, de que maneira o MMR pode ser aplicado.

Para o coordenador da EFAP, professor Luiz Candido, o método pode trazer bons resultados: “Na essência, o MMR é um combinado de diversas estratégias, que visam proporcionar a todos que atuam na gestão da escola e da DE, um trabalho muito mais organizado. E a nossa intenção é de que eles saiam com repertório de informações muito interessante, capaz de convencer as pessoas de que esse método é eficiente e pode ser muito eficaz”.

Clique aqui para assistir à videoconferência.

(Vídeo melhor visualizado pelo Internet Explorer)