DERITS promove formação do Projeto Reforço e Recuperação para todas as escolas.

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2019, o Núcleo Pedagógico da DERITS, promoveu a orientação técnica “Projeto Reforço e Recuperação” com todos os Professores Coordenadores de nossas escolas.

Dentre alguns objetivos desse encontro, podemos ressaltar:
• a reflexão da Resolução SE 37, de 06/08/019;
• o diálogo sobre a observação me sala de aula;
• a utilização dos indicadores da ADC – Avaliação Diagnóstica Complementar e da AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo para agrupar os estudantes;
• a reflexão a respeito de procedimentos didáticos que devem ser trabalhados com os estudantes em processo de Reforço/Recuperação, considerando o Caderno Aprender Sempre e as sequências de atividades/didáticas produzidas pelos docentes;
• a escolha/criação de estratégias didáticas para a execução do Projeto Reforço e Recuperação, entendendo que há variação de aprendizagem entre os estudantes.

No dia 28 de agosto de 2019, foram chamados os PCs dos municípios de Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço. No dia 29, foi a vez do município de Itapecerica da Serra, todos dos Anos Finais e Ensino Médio. Já no dia 30, foram os Professores Coordenadores das escolas dos Anos Iniciais que estiveram presentes na formação.

A orientação foi dividida em dois períodos, em que as atividades de Língua Portuguesa foram concentradas pela manhã e, à tarde, as de Matemática.

Na ocasião, foram apresentados os indicadores de nossa diretoria em relação à primeira edição da ADC e nas 22ª e 23ª AAPs, assim como questões norteadoras para as atividades de Língua portuguesa e Matemática.

Em determinado momento as escolas formaram grupos para a reflexão sobre as questões dirigidas pelos formadores. No encerramento de cada período, um relator de cada grupo realizava a exposição das impressões de seu grupo.