III Seminário da Educação Especial

Aos vinte e três dias do mês de novembro de 2018, no Auditório da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, a Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra promoveu o III Seminário de Educação Especial, com o tema “Construindo a Educação para Todos na perspectiva da educação inclusiva”, com o objetivo de disseminar o trabalho realizado em nossas escolas com a interação do Atendimento Especializado (APE) juntamente com o Ensino Regular.

Em consonância com a Política Pública de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, por meio do trabalho dirigido e articulado entre seus Centros, Núcleos e a Equipe de Supervisão Escolar, a Diretoria Regional de Ensino realiza um trabalho que visa assegurar aos educandos o acesso ao Currículo, métodos, recursos educativos e organização específica a fim de atender às suas necessidades, propiciando aos alunos público-alvo da Educação Especial, a sua efetiva integração na vida em sociedade e inserção no mundo do trabalho.

Neste Seminário contamos com a presença de representantes dos municípios Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra e das Secretarias Estaduais com os seus respectivos setores, como, o CAPE Central – Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, bem como o assessor da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Equipes Escolares, Núcleos Pedagógicos e Supervisores de Ensino. Além disso, tivemos o apoio cultural através das parcerias com a Droga Délia, Summus Editorial, Novo Sorriso, La Ville, Grupo Bellov, Miltom Viagens, Mary Kay e July Estética, Yes Imports, Centro Universitário Ìtalo Brasileiro e a anfitriã Prefeitura de Itapecerica da Serra.

Para promover discussões e reflexões que contribuíssem para o aprofundamento das relações entre inclusão e educação, contamos com a presença do Dirigente Regional de Ensino, Prof. Reinaldo Inácio de Lima, que realizou a abertura oficial.

Dando continuidade ao evento, a Sra. Regina Cirillo da Silva e a Sra. Tania Regina Martins Resende, membros da equipe técnica do CAPE, discorreram acerca das Políticas Públicas de Educação Especial e o atendimento ao aluno deficiente visual.

Em um segundo momento, contamos com as considerações do Sr. Gilberto Junior, assessor técnico da Secretaria Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência, sobre o atendimento da Secretaria a qual representa.

A palestrante Cintia Souza Borges, vice-diretora na Escola Estadual Margarida de Camillis do município de Poá/ SP, retomou alguns conceitos sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva, bem como a concepção de Currículo em suas dimensões enquanto processo e sua implicação sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Contamos também com a presença da Sra. Yara Kassab e do professor Evaldo Bispo de Santana, coordenador do curso Universitário Psicopedagogia e Educação Inclusiva, abordando a formação do professor na perspectiva da Educação Inclusiva na Ítalo Brasileiro.

Na sequência, a representante de uma das nossas escolas, a professora Vanda Rodrigues Barbote da Sala de Recursos – Escola Estadual Sebastião de Moraes Cardoso, compartilhou suas experiências e as boas práticas, como também as possibilidades de integração do trabalho da Sala de Recursos com o Ensino Regular.

A Equipe Gestora da Escola Estadual Eduardo Roberto Daher, composta pela vice-diretora, Elizangela Maria do Amaral Souza e pela professora coordenadora, Laís Somolanji Corsini Gonçalves, falaram sobre a importância da interação e da motivação junto a equipe escolar e o quanto é importante se ter um olhar para uma educação inclusiva.

Finalizando o rol de palestras, o Sr. Danilo Namo Costa abordou a relevância de uma sociedade inclusiva: princípios básicos da legislação. Para abrilhantar ainda mais o nosso III Seminário, contamos com as apresentações culturais e exemplos de Boas Práticas das Escolas Maria André Schunk, Governador André Franco Montoro, Antônio Baldusco-Prefeito, Sebastião de Moraes Cardoso, Prof.ª Marianinha Queiroz Maciel, PEI – Jornalista Paulo de Castro Ferreira Junior, Maria Olímpia de Souza Queiroz Maciel e Jardim Jacira.

Além disso, as escolas participantes do Programa Escola da Família, isto é, Escolas Asdrúbal do Nascimento Queiroz, Prof.ª Lucia Akemi Miya e EE Profº José Silveira da Mota contribuíram com a produção de lembrancinhas.

Certamente, o III Seminário da Educação Especial é mais uma ação que busca divulgar as boas práticas desenvolvidas pelos professores especializados nas Salas de Recursos, bem como as ações integradas e realizadas com os professores das classes/aulas regulares e os coordenadores pedagógicos, figuras importantíssimas na elaboração/ construção de adaptações curriculares.

Proporcionar a aproximação das equipes escolares da Secretaria Estadual de Educação com demais órgãos públicos, que atendem ao abrangido pela LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foi o maior objetivo deste grande evento.