Reunião do Dirigente com Diretores de Escolas Planejamento Escolar 2019

O Dirigente Regional de Ensino, sr. Reinaldo Inácio de Lima, e sua equipe pedagógica, realizaram uma reunião com os diretores de escola desta Diretoria de Ensino para a preparação do Planejamento 2019, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de março de 2019, em todas as escolas do Estado de São Paulo.

Neste encontro os participantes puderam se familiarizar com o Documento Orientador da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo – Planejamento Escolar 2019: “De portas abertas: foco na relação professor-aluno”. Este documento aborda vários pontos para o entendimento e melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Como o próprio documento mostra, planejar envolve construir estratégias para alcançar os objetivos da aprendizagem. Foi apresentado um plano de atividades com 5 ideias para que a escola organize a sua programação para o planejamento escolar 2019:

• Cada aluno é importante;
• Ensinar e aprender;
• Currículo em ação;
• Avaliação diária;
• Organização do ano letivo.

Segundo o dirigente de ensino, “a reunião de preparação do planejamento encontra sentido uma vez que, é neste momento que a escola organiza todo o trato pedagógico, o olhar sobre as aprendizagens, as dificuldades e as perspectivas de melhorias que a unidade escolar necessita. Neste sentido, o planejamento é o coração das ações imprescindíveis para a transformação positiva da realidade escolar.”
Além disso, foi apresentado aos diretores de escola o Plano de Ação da Diretoria de Ensino para o ano de 2019, bem como a divulgação de boas práticas pedagógicas de algumas escolas pertencentes a esta Diretoria de Ensino.